quinta-feira, 22 de março de 2012

22 DE MARÇO - DIA DA ÁGUA

ÁGUA


"Água que nasce na fonte
Serena do mundo
E que abre um
Profundo grotão
Água que faz inocente
Riacho e deságua
Na corrente do ribeirão..."
(Composição: Guilherme Arantes)

Já ouviu esta música? É do cantor e compositor Guilherme Arantes. Através dela o compositor mostra de uma forma inteligente o ciclo da água e sua importância para natureza. Escute com atenção para perceber.
O tema água atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial, pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar, daí a importância do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pois é um dia que leva à reflexão sobre a importância da água e sobre formas de utilizá-la de modo mais racional.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA – 22 DE MARÇO
Poupe água... preserve a vida...


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora hoje o Dia Mundial da Água. O Centro de Educação Ambiental/CEA fará um evento denominado "Circuito das Águas" durante a semana de 22 a 25/3, em vários locais da Cidade.
A escassez de água é um problema mundial. Segundo o Banco Mundial, as guerras no futuro serão por causa da água potável, e não por motivos tais como petróleo ou religião. Já no Brasil, o desperdício de água potável é muito grande e estima-se que 70% dele é causado pelo mau uso da água nas casas brasileiras e, cerca de 78% de seu consumo nas residências, ocorre no banheiro.
Assim, a Prefeitura do Rio de Janeiro não tem poupado esforços na direção de trabalhar para a conservação dos corpos hídricos do município, fazendo obras de manutenção e desobstrução de canais e rios, por planejamento, supervisão e operação direta ou indireta do sistema de esgotamento sanitário, além de realizar ações de educação ambiental periodicamente.
A Comemoração da Semana da Água é apenas um estímulo que a Secretaria e seus profissionais faz para que a população repense nos pequenos hábitos que, no dia-a-dia, podem fazer uma grande diferença. Mas, como bons cariocas que somos, também temos condições de nos divertir sem abdicar da reflexão e de considerar a importância de pensar e agir mais e em prol da sobrevivência das nossas águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário